Ópera sertaneja baseada no clássico infantil João e Maria está entre as novidades da 49ª Campanha de Popularização
Com diversas versões para o cinema e o teatro, a adaptação de João e Maria da Cyntilante Produções vem da ópera alemã de Engelbert Humperdinck. Em “João e Maria – A Opereja”, a fábula dos irmãos que se perdem na floresta, escrita pelos Grimm, é levada para o contexto do sertão brasileiro. A partitura original de “Hänsel und Gretel” foi transcrita para o xote, xaxado e baião. Em cena, os atores são acompanhados por orquestra popular, formada por instrumentos como violão, rabeca, sanfona e zabumba.
Para trazer ainda mais proximidade com a aridez do sertão, a cenografia foi confeccionada por materiais como a juta, o vime e o cizal. Nos figurinos, aparecem elementos como bordados de renda e chita, em diversas tonalidades de terra. Segundo Fernando, os personagens da trama também ganham novas versões. “A bruxa é o Papa-Figo, a fada do Orvalho é a Comadre Fulozinha. O saci Pererê, os cangaceiros e bacuraus também habitam a caatinga, onde João e Maria se perdem quando vão colher Pequi para o jantar. Em vez de chocolate, a casa de doces é feita de tapioca, pé-de-moleque, bolo de rolo, cocada, doce de leite”, conta.
“João e Maria – Opereja” retoma as primeiras adaptações da companhia, ligadas a temas da realidade brasileira. “Nossos últimos trabalhos foram releituras de contos universais, mantendo seus elementos e tradições culturais. Nesta versão de João e Maria, assim como no original, mantivemos a ideia das dificuldades vivenciadas pela família relacionadas aos ciclos da natureza, porém, trazendo para a caatinga, seu período de escassez e os desafios do povo sertanejo”, afirma.
Ingressos já estão à venda, a partir de R$25, no posto do Sinparc, no site e no aplicativo Vá ao Teatro ou na bilheteria dos teatros.
SOBRE A CYNTILANTE PRODUÇÕES
A Cyntilante apresenta um trabalho ininterrupto de pesquisa do gênero musical e está sempre em busca de temas relacionados à cultura brasileira, que despertem o interesse do grande público. Com mais de 20 peças em seu repertório, as atividades realizadas pela Cyntilante não se limitam à montagem de espetáculos. Sempre busca contribuir para a difusão do teatro musical e a formação de novos artistas. Destaque para inauguração da Escola de Formação em Teatro Musical (CAMA) e as apresentações artísticas em aniversários, que aproximam cada vez mais o público das atividades realizadas pela companhia.